ANÚNCIOS NA INTERNET: O GUIA DEFINITIVO PARA EMPRESAS

guia de anuncios para empresas

Quando as empresas iniciam a explorar a sua presença digital, logo percebem o potencial de usar anúncios na internet, nos canais digitais pagos para promover seus produtos e serviços e atrair novos clientes.

Mas como começar a escolher o canal certo para sua empresa começar a anunciar?

Ou se a sua empresa já anuncia, saiba como explorar melhor os diferentes canais de aquisição de tráfego pago como Google Ads, LinkedIn Ads, Instagram e Facebook Ads.

A área responsável pelos canais de aquisição mídias é a Gestão de Tráfego Pago. Um dos papéis do Gestor de Tráfego é validar o canal mais favorável para cada estratégia. 

A escolha do canal de tráfego pago ideal para sua empresa vai depender de vários critérios. 

Antes de tudo, é preciso fazer um diagnóstico do processo de vendas da sua empresa, para decidir qual é o canal tráfego pago adequado para a sua empresa fazer anúncios na internet:

  • Sua empresa vende para outras empresas (B2B) ou para consumidores finais (B2C)?
  • A jornada do lead já está desenhada? Via landing page, recompensa, funil de conversão?
  • A jornada de compra é simples a ponto de o comprador tomar a decisão sozinho, ou é complexa e precisa contar com a assistência de um consultor?
  • Qual o ticket médio do que a sua empresa vende?
  • Existe volume de  busca suficiente no Google para fazer uma oferta direta?
  • A jornada do lead já está desenhada? Via landing page, recompensa, funil de conversão?
  • O lead tem consciência da solução ou problema que a sua empresa resolve?
  • O lead busca ativamente pelo tipo de solução que a sua empresa e o mercado oferecem?
  • Quantos leads por mês, semana ou dia a sua empresa precisa para fomentar o seu time comercial?

Em primeiro lugar, de acordo com a jornada do cliente, dividimos os canais de aquisição de tráfego pago em canais de “intenção” e “atenção”.

Um canal caracteriza intenção quando há busca qualificada suficiente para atingir a meta de geração de  leads qualificados do cliente. Ou seja, neste caso, a estratégia de geração de leads qualificados se concentra em campanhas de aquisição de novos leads pelo Google Ads.

Quando não há volume de busca suficiente para atender a meta de geração de leads, a verba de tráfego pago é direcionada para os canais de atenção. Estes canais costumam ter a jornada de conversão mais longa – ou seja, leads que precisam ser mais “aquecidos” na sua jornada para conversão. Mesmo com uma jornada mais longa, não significa que sejam leads inferiores.

Canais de atenção são os canais de tráfego pago de redes sociais.

Os mais relevantes são o LinkedIn Ads para negócios B2B e Instagram e Facebook para negócios B2C.

O GUIA DEFINITIVO DE ANÚNCIOS NA INTERNET PARA EMPRESAS

OUTROS CANAIS DE AQUISIÇÃO

Além dos canais tradicionais como Google Ads, LinkedIn Ads, Facebook e Instagram Ads, existem outras possibilidades de explorar o YouTube (via Google Ads), Pinterest, Tiktok, Taboola e Outbrain. 

Simplesmente optar pelo canal de mídia paga não é sinônimo de sucesso. Isso significa que este é só o início do planejamento da gestão de tráfego. Isso significa que a jornada do lead deve estar clara, objeções mapeadas, funil de vendas preparado, além da copywriting dos anúncios e questões técnicas próprias de cada plataforma para alcançar a performance que a sua empresa precisa. 

Sua empresa precisa gerar mais oportunidades para o seu negócio?

Solicite um diagnóstico do seu marketing com um de nossos estrategistas hoje mesmo ou fale conosco por whatsapp

Picture of Vino Marketing

Vino Marketing

Agência de Marketing Digital focada em Vendas