Quando você precisa de alguma informação sobre qualquer assunto, como você faz para obtê-la?
Podem ser informações como:
- Checar voos para a sua próxima viagem;
- Uma receita nova para impressionar suas visitas;
- Como cuidar de suculentas;
- Técnicas para aumentar as vendas empresa.
Provavelmente, você abre o seu navegador e simplesmente digita a sua dúvida, não é mesmo?
E se você tiver comportamento similar a 95% dos internautas, é bem provável que procure pela informação que deseja no Google. (Somente 5% das pessoas usam outros buscadores como Yahoo e Bing).
O Google faz essa ponte entre as pessoas que estão buscando por informações com a oportunidade para empresas aparecerem na primeira página do Google.
O problema é que existem posições limitadas na primeira página do Google e centenas de milhares de páginas na internet.
Até 80% das buscas ativas das pessoas são resolvidas pela primeira página. As três primeiras posições de resultados de busca recebem 60% dos cliques, portanto estar entre essas posições privilegiadas é objetivo principal do SEO – Search Engine Optimization.
Para tornar o entendimento do algoritmo mais simples, os “robozinhos” do Google lêem os conteúdos dos sites indexados com o objetivo de mostrar para as pessoas o melhor conteúdo relacionado ao termo de busca, a famosa palavra-chave.
Em resumo, o SEO é um conjunto de técnicas para alcançar o topo do Google, sem investir em anúncios.
Em outras palavras, o trabalho de SEO costuma ser a grande diferença entre as páginas que recebem visitas, e as que ficam “jogadas às traças”.
As técnicas de marketing utilizadas para levar um site às primeiras posições, de forma orgânica (não paga) do Google é o que se chama de SEO – Search Engine Optimization.
Muitas empresas ainda tratam o seo como uma técnica à parte, mas o seo deve estar alinhado com a estratégia de marketing digital, visto que envolve conteúdo, páginas de conversão e captura, além de fazer parte da jornada do cliente.
Seo não é só palavra-chave
Apesar de ser uma das técnicas mais conhecidas, SEO não se resume a repetição de palavras-chaves e link building; são mais de 200 critérios envolvidos.
O SEO não é inimigo do Google Ads
Bem pelo contrário. O SEO bem feito numa landing page voltada para tráfego pago tende a aumentar o índice de qualidade do anúncio. Dessa forma, o SEO contribui para a performance dos anúncios.
SEO ainda vale a pena?
Basicamente para todas as empresas que usam um site para interagir com clientes, o SEO é prerrogativa. Considera-se tecnicamente, que os benefícios vem a médio e longo prazo. Na prática, o SEO impacta diretamente para a qualidade dos anúncios. Desta forma, deve ser planejado antes de colocar qualquer landing page no ar.
O Google privilegia as pessoas (user experience)
Como a intenção do buscador é entregar os melhores resultados para as pessoas, o Google adota alguns critérios para melhorar a experiência do usuário:
- Velocidade de página;
- Legibilidade;
- Escaneabilidade do conteúdo;
- Amigável para mobile;
- Entre outros.
Em resumo
O Seo, portanto, é um conjunto de técnicas para otimizar o seu site para os mecanismos de buscas e é um investimento que vale a pena em 2022. Embora considerado de médio a longo prazo, é comum começar a perceber resultados logo nas primeiras semanas. As técnicas de SEO estão em atualização constante e é importantar contar com um time especialista para levar seu site às primeiras posições.
Fale agora com um de nossos estrategistas e peça um diagnóstico gratuito do seu marketing.