A jornada social de compra do seu cliente não se resume a um processo simples e linear.
Desde a percepção de que você tem um problema até você comprar o produto que soluciona esse problema, existe um longo processo, conhecido como jornada social, ou jornada de compra.
Se bem utilizada, a jornada social de compra torna-se uma ferramenta de mapeamento muito efetiva para aumentar a taxa de conversão de clientes de uma empresa. Seu objetivo é visualizar de forma completa a experiência do cliente com a sua empresa, desde a necessidade de comprar até o pós-venda.
Etapas da jornada social de compra
Tudo começa quando o seu futuro cliente percebe que tem um problema. Pode ser desde um produto que ele precisa mas não tem, até um serviço necessário para sua empresa. Ao notar isso, começa a jornada social. Essa pessoa passa a procurar por algo que resolva a dificuldade que ela tem ou atenda o seu desejo. Dessa forma, chega ao seu produto. Talvez ela até conheça sua marca, mas não sabe que você oferece aquilo que ela precisa, ou não necessariamente tem interesse em comprar de você.
Após se interessar por aquilo que você ou sua empresa oferece, o possível cliente começa a consumir seu conteúdo. Por isso, é importante ter publicações constantes em suas redes sociais, bem como um blog onde seus produtos e serviços são mais bem explicados. Dessa forma, as pessoas adquirem confiança em seu trabalho, e em algum tempo podem se tornar seus clientes. Além disso, ele vai buscar também por avaliações e referências de pessoas que já compraram com você.
Percebe como é importante manter suas redes sociais ativas? Estar presente em todos os momentos passa confiança para seu público e também para quem ainda não te conhece. Isso expande seus horizontes e te ajuda a conquistar um público diferente.
Quando esses potenciais clientes estão confiantes de que sua empresa é legítima e seu trabalho é eficiente, eles começam a considerar seu produto para a compra. Nesse momento, você deve influenciar o comportamento do consumidor para que ele reconheça que sua oferta é a melhor do mercado e, assim, decida por se tornar seu cliente.
Quando o consumidor já tiver todas as informações de que ele precisa para realizar uma compra, é necessário que você mostre mais uma vez seus diferenciais. Retome os benefícios que ele terá ao escolher sua marca, mostre como é o pós-venda de sua empresa e faça com que o cliente se sinta seguro ao comprar de você.
Depois de comprar de você e constatar a qualidade, seus novos clientes viram clientes fiéis, e passam a divulgar sua marca para novas pessoas. É assim que acontece a jornada social.
Como melhorar a jornada do consumidor
Após entender como funciona a jornada social, ficará mais fácil para você identificar em qual etapa está seu cliente (ou potencial cliente), e partir do ponto onde ele está para preparar o conteúdo mais adequado para essa pessoa.
Para cada etapa, observe se existe alguma forma de tornar o processo de venda mais rápido, eficiente e otimizado, além do que pode ser feito para transformá-lo em algo mais acessível e prazeroso para o consumidor.
Dividir o processo de compra em etapas torna mais fácil para você organizar suas estratégias de venda, evitando que sua abordagem seja muito incisiva para um consumidor que ainda não está pronto para se tornar seu cliente. Para entender seu cliente de forma mais profunda, uma boa opção é fazer uma pesquisa de mercado e mapear bem os estágios de suas vendas.