Saiba como definir sua estratégia de marketing digital

Saiba como definir sua estratégia de marketing digital

Se você já procurou se informar sobre marketing em algum momento, é quase certeza que passou por conteúdos com dicas de como melhorar o marketing da sua empresa. Para aqueles que não estão familiarizados com os conceitos, um compilado com dicas pode parecer um conteúdo sobre escolher a melhor estratégia de marketing, mas a situação é um tanto diferente.

Uma estratégia de marketing exige muito mais planejamento, estudo e preparação do que uma dica de redes sociais, por mais correta que essa dica seja. A maior diferença é que a estratégia não depende de feeling, e sim de experiência e dados relevantes.

O que é estratégia de marketing

Uma estratégia de marketing envolve 3 pilares: objetivo, cenário e recursos. Apesar de serem poucos, eles englobam uma grande variedade de possibilidades:

  • Objetivo: deve ser claro, relevante, mensurável e alcançável. É possível usar o método SMART para definição do objetivo;
  • Cenário: consiste em uma análise detalhada do ambiente externo e interno, forças e fraquezas. Em outras palavras, uma análise SWOT e uma análise da concorrência;
  • Recursos: tempo, dinheiro e pessoas envolvidas no projeto entram nesta etapa da estratégia.

Por isso, dicas como “faça tal coisa e dobre seu faturamento” podem não funcionar para você. Essa tal coisa pode exigir mais dinheiro ou pessoas do que sua empresa tem, por exemplo. O certo é planejar uma estratégia personalizada com aquilo que você possui. Mesmo que a dica faça sentido e esteja certa, cada negócio tem sua própria realidade.

Agora que você já sabe quais são os pilares de uma estratégia de marketing, é hora de conhecer um pouco mais sobre os métodos de definir sua estratégia.

Análise SWOT

A Análise SWOT, ou FOFA, é uma das mais utilizadas para criar estratégias de marketing. Trata-se de uma avaliação de cenários antes de tirar um projeto do papel, que te ajuda a tomar a decisão correta.

Mas o que significa SWOT? Essa é uma sigla formada pelas iniciais das palavras Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Por isso, em português, é chamada de Análise FOFA.

A análise de forças e fraquezas refere-se ao ambiente interno, ou seja, pontos fortes e fracos da empresa que está preparando a estratégia. Já as oportunidades e ameaças se referem ao ambiente externo, englobando análise de mercado, concorrência, fornecedores e até mesmo o macroambiente político, social, econômico e cultural.

O resultado dessa análise é uma matriz 2×2, chamada de Matriz SWOT. Com ela, você obtém o panorama completo dos fatores que podem determinar o sucesso do seu projeto.

Matriz swot (2)
A Matriz SWOT é o resultado da análise de forças e fraquezas de um negócio.

Método SMART

O Método SMART é outra forma de definir os objetivos da sua empresa para sua nova estratégia de marketing. Assim como SWOT, SMART é um acrônimo formado pelas iniciais das palavras Specific, Measurable, Attainable, Realistic e Time-bound.

Esse é um método utilizado para encontrar o caminho certo para traçar sua estratégia de marketing. Resumindo um pouco do que cada letra significa, temos:

  • Specific: seja específico na definição de seus objetivos. Quer mais visitantes em seu site? Quantos? Em quanto tempo? Assim seu objetivo torna-se mais tangível;
  • Measurable: defina objetivos mensuráveis. Se não forem mensuráveis, como você vai saber que os atingiu?;
  • Attainable: seus objetivos devem ser atingíveis, ainda que você tenha grandes ambições. Metas inatingíveis geram frustração, e não é isso que você quer;
  • Realistic: você, mais do que ninguém, conhece seu negócio, então defina objetivos que sua equipe é capaz de realizar. Trabalhe sempre com a realidade;
  • Time-bound: defina um prazo para seu objetivo. Metas sem prazos tornam-se desgastantes.

Com objetivos definidos e análise de forças e fraquezas prontas, já estamos bem encaminhados para escolher a melhor estratégia de marketing. Mas ainda temos alguns passos a percorrer.

Matriz Smart estratégia de marketing digital
Com a Matriz SMART, você encontra a melhor estratégia de marketing para sua empresa.

Mapeando a persona

Depois de elaborar o princípio de sua estratégia de marketing, você precisa definir para quem ela é voltada. Para isso, é ideal mapear a persona principal do produto que você vai vender. A persona nada mais é do que seu público-alvo, representado por um único indivíduo.

Você primeiramente deve mapear seu público-alvo, e com as informações levantadas desse mapeamento, pode criar sua persona. A diferença entre eles é que a persona é um personagem mais completo, com informações como idade, gênero, localização e escolaridade, além de detalhes sobre sua personalidade e hábitos de consumo.

Tudo isso é obtido das respostas de seu mapeamento. As informações que mais se repetem formam sua persona, e é para ela que você deve produzir sua estratégia de marketing.

Sabendo quem ela é, você também descobre onde ela está. Uma persona mais jovem estará em certas redes sociais, enquanto uma mais velha será mais atingida em outras, por exemplo.

Com todas essas informações, você já é capaz de planejar qual o melhor caminho até seu consumidor. Ele está na internet? Então será atingido por publicações patrocinadas nas redes sociais e Marketing de Conteúdo. Com isso em mente, é hora de escolher os melhores canais de comunicação para seus anúncios.

Para finalizar, é só unir tudo isso com a estratégia do funil de vendas, e você conseguirá conduzir seus prospectos até seus produtos de forma muito mais eficiente.

Que tal uma ajuda com sua estratégia de marketing?

Tudo isso parece muita informação? Sem problemas, a VINO te ajuda! Entre em contato com nossos especialistas para uma avaliação gratuita, e podemos planejar sua estratégia de marketing juntos!

Picture of Vino Marketing

Vino Marketing

Agência de Marketing Digital focada em Vendas