Tudo o que você precisa saber sobre diferencial competitivo

Como se destacar em um mundo tão competitivo? Como fazer as pessoas comprarem de você quando existem tantas opções no mercado? Você precisa destacar seu diferencial competitivo para demonstrar a que veio. E nós podemos te ajudar com isso. Quer saber como? Então continue lendo este post!

O que é o diferencial competitivo?

O diferencial competitivo de uma empresa é um valor (ou conjunto de valores) percebido pelo seu cliente, que torna a empresa, produto ou serviço mais atrativo. Assim, ela passa a ser mais competitiva no mercado.

A chave de tudo é a percepção do cliente. Se o seu cliente não identifica isso como um diferencial, é porque realmente não é um diferencial. Ele pode não ser um especialista em marketing, mas compra produtos similares ao seu por alguma razão. É aqui que você deve se destacar.

Seu diferencial competitivo deve, além de destacar sua marca, criar interesse em outras pessoas e desenvolver uma reputação para sua empresa, fazendo com que ela cresça em relação aos concorrentes diretos.

O que torna um produto diferenciado?

Muitos fatores podem ser considerados como diferenciais competitivos: o tipo de tecido de uma roupa, o formato da embalagem, um sabor ou aroma único. Porém, não pense que é algo simples. Nem sempre fazer algo diferente resulta em um diferencial competitivo.

Usando as embalagens como exemplo, talvez você queira criar uma embalagem com design inovador. Mas isso realmente será um destaque em relação aos produtos similares? O novo design traz alguma melhoria para o cliente? Se a resposta para essas perguntas foi não, então isso não pode ser considerado um diferencial competitivo.

Se você fosse passar o dia na praia e tivesse que escolher entre uma garrafa de água convencional e outra que mantém a água gelada por mais tempo mesmo fora da geladeira, qual delas você escolheria? Ambas são garrafas de água, mas uma delas tem um diferencial (manter a temperatura mais baixa), enquanto a outra não. Os clientes fariam a compra justamente pela embalagem, e não pelo conteúdo. Por consequência, a marca acaba sendo mais divulgada e ganhando mais clientes.

Um serviço agregado também pode ser considerado um diferencial competitivo. Imagine o sucesso da primeira pizzaria que começou a fazer delivery em sua cidade. As pessoas poderiam comer pizza mesmo em dias de chuva ou frio, sem precisar sair. A conveniência de receber uma pizza, um lanche ou qualquer compra que seja em sua casa, em vez de ir até a loja, impacta diretamente na decisão de compra. Pode não ser a melhor opção, nem a mais barata, mas ela vai até você. Percebe o diferencial competitivo nesta situação?

Tudo o que você precisa saber sobre diferencial competitivo (2)
O delivery de pizzas pode ser considerado um diferencial competitivo

Um diferencial competitivo não dura para sempre

Ainda usando o exemplo de delivery, no início essa novidade foi incrível e um diferencial em relação às outras pizzarias. No entanto, hoje em dia, o delivery já é praticamente obrigatório. Se você fosse dono de um restaurante com as entregas como diferencial competitivo, já teria ficado para trás a esta altura do campeonato. 

O diferencial competitivo é efêmero, e pode se tornar premissa obrigatória para um ramo. Saindo do delivery, podemos notar isso em hotéis com café da manhã. Antes, servir café da manhã para seus hóspedes era um diferencial competitivo. Atualmente, qualquer hotel oferece esse serviço. Caso não tenha, o cliente vai reclamar, porque já se acostumou com ele nas outras concorrentes.

Usando seu diferencial como modelo de negócio

O preço do seu serviço ou produto também pode ser um diferencial competitivo, desde que usado da maneira correta. É o caso das companhias aéreas de baixo custo. Oferecendo o low fare low cost, elas estabeleceram um novo modelo de negócio utilizando o preço mais baixo do serviço como um diferencial para as companhias aéreas tradicionais.

Nesse tipo de modelo, são eliminados os custos operacionais desnecessários, de forma que, mesmo recebendo menos por compra, a empresa ainda consiga gerar lucro. Tais empresas optam por frotas padronizadas, com mais poltronas e geralmente contam apenas com a classe econômica. Além disso, é comum essas companhias operarem em aeroportos menos movimentados, cujo custo operacional é menor. Neste caso, ganha-se em escala.

Em outras palavras, o modelo de negócio das companhias aéreas low cost é cortar gastos e aumentar a eficiência. Porém, alguns serviços tradicionais, como marcação de poltrona e despacho de bagagem, são cobrados separadamente. Novamente, isso reduz as despesas e aumenta os ganhos.

Como você pode observar, o diferencial competitivo de uma empresa pode ser apresentado nas mais diversas formas. Seja um modelo de negócio diferenciado, uma embalagem eficiente ou uma comodidade extra, tudo é pensado para saltar aos olhos do cliente.

Ficou com alguma dúvida sobre qual poderia ser o diferencial competitivo de sua empresa? Entre em contato com nossos especialistas e agende um diagnóstico gratuito agora mesmo!

Você também pode gostar de: Growth Hacking: a estratégia do momento

Picture of Vino Marketing

Vino Marketing

Agência de Marketing Digital focada em Vendas