(MAS QUE PODE NÃO DURAR PARA SEMPRE)
Com tantos concorrentes no mercado, como se destacar e mostrar para o seu cliente que a sua empresa é a melhor opção de compra, seja para um produto ou serviço?
Muitas empresas acreditam que se baixarem os seus preços, ou anunciarem mais, vão vender mais. Não necessariamente, se não explorar o seu diferencial competitivo.
O que é diferencial competitivo?
Você sabe o que é diferencial? O termo diferencial é usado exaustivamente, e na grande maioria das vezes, de maneira errônea, referindo-se a algo diferente.
Diferencial é um valor percebido pelo seu cliente, que torna sua empresa, produto ou serviço mais atrativo, tornando-a mais competitiva.
Ou seja, todo diferencial é competitivo. Se não for competitivo, não é diferencial. Se não for percebido pelo cliente, também não é diferencial.
Confira algumas estratégias para definir o diferencial competitivo da sua empresa:
Embalagem como Diferencial Competitivo
Um erro muito comum é que um design inovador torna um produto diferenciado. Até pode ser verdade em alguns casos, mas não necessariamente uma embalagem mais elaborada torna sua empresa diferenciada ou aumenta a percepção de valor por parte do seu cliente.
Apesar das garrafas terem design bem interessante, se o cliente não comprar por causa dessa garrafa diferentona, não é diferencial competitivo.
No caso das latinhas de espumante e vinho, que a embalagem pode ser diferencial – o cliente pode entender que a porção é adequada para o seu consumo, que é prático de transportar para ser consumido na praia ou num picnic e até se não tiver taças ou mesmo conseguir abrir a garrafa de espumante tradicional.
Já uma garrafa de vinho com rótulo em Braille é um diferencial que pode ser percebido por um público específico, que esse produto visa atender.
Serviço agregado como Diferencial Competitivo
O diferencial também pode ser um serviço agregado ao produto, como por exemplo, no delivery de pizza que você pede na sua casa.
Pode até não ser a melhor pizza da cidade, ou mesmo a mais barata, mas eles entregam e entregam rápido. Nesse momento é uma vantagem percebida por você e impacta na sua decisão de compra num dia de chuva ou preguiça.
Logística e Distribuição como Diferencial Competitivo
Usando outro exemplo, um dos diferenciais da Coca-Cola é a sua logística. Tem Coca-Cola em toda cidadezinha do planeta, por isso ela é tão consumida, não somente pela bebida ou pelas suas publicidades.
Além disso, o cliente da Coca-Cola, que é o bar ou supermercado, tem segurança de receber o produto para oferecer ao seu público.
Modelo de Negócio como Diferencial Competitivo
De modo geral, preço não é diferencial, mas algumas companhias aéreas inovaram no modelo de negócio ao oferecer low fare low cost e viabilizar viagens aéreas por valores bem atrativos. Para viabilizar o modelo de negócios, ganha-se em escala.
Diferencial Competitivo é efêmero
Café da manhã em hotel já foi diferencial uma época e agora todo hotel que se preze tem um café bem bacana. E se não tiver, o cliente vai reclamar, pois está habituado a esta prática de mercado.
Em resumo, diferencial é competitivo e percebido pelo seu cliente. É uma pequena grande diferença entre a sua empresa e o concorrente.
Você tem mapeados os diferenciais competitivos da sua empresa e consegue comunicá-los com eficácia para os seus clientes?
Fale com um de nossos estrategistas e receba um diagnóstico do seu marketing gratuitamente.
Você pode gostar de: Receita de Líder de Mercado